quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

reunião de apresentação do projecto pedagogico



Ontem foi dia de apresentação do projecto do ano lectivo do pré-escolar da turma do mais velho.
O projecto esta muito bem estruturado e visa orientar as crianças, sempre em comunidade e com todos "os salamalecos" educacionais que eu tenciono que os meus filhos tenham. Para mim a escola tem um papel quase tão importante como o meu, é lá que ele passa a maior parte do seu tempo e é com o devido apoio da escola que eu tenciono que o meu filho seja orientado para todas as atitudes que irá tomar de futuro.
Quero ter a certeza que dei o meu melhor para que ele seja uma pessoa feliz no futuro, e que tome sempre as decisões correctas, mesmo dentro da sociedade, por isso estou feliz com as orientações que ele tem tido até ao momento, e por mais um ano lectivo.
No pós reunião todos os papás foram presenteados com um desenho dos filhos. O do Vicente foi este.
Quando cheguei a casa perguntei-lhe o que queria dizer, então ele explicou-me:
"Mamã, os 3 meninos da esquerda estão a brincar, mas a 3ª menina tropeçou e está a cair, enquanto os outros 2 mais a direita já estão no chão!
O arco-iris é igual aquele que nós vimos no Porto e o sol e o céu!"
E eu perguntei-lhe:
"então mas porque é que o sol e o ceú são da mesma côr?"
Ao que ele respondeu:
"Então, dizes sempre que eu pinto tudo de azul, que é o meu clube, por isso desta vez pintei noutra côr!"
E então eu rematei:
"O ceu, podias pintar de azul, porque é mesmo da côr do teu clube, quanto ao sol poderia ser amarelo ou laranja!"
Depois expliquei-lhe qual era a interpretação que eu tinha tido, entao disse-lhe:
"Pensei que tinhas pintado o papá e a mamã (cabelo laranja) á direita, e que os outro eras tu, o mano e um amigo".
Então ele pensou e disse:
"Tens razão, á direita és tu e o papá, e os outros 2 sou eu e os meus amigos!"

Depois deste dialogo tenho a certeza que a versão que ele contou primeiro é a realista, a outra foi para agradar-me.

Sem comentários: